Conheça as vantagens da cristalização automotiva

Todo motorista deseja ter um carro bonito e bem cuidado. Além do mais, isso ganha muitos pontos na hora de vender ou trocar de carro. Uma pintura bem tratada, sem riscos e com aquele brilho especial sempre valorizam o automóvel. E, para isto, nada melhor que uma cristalização para manter a pintura.


Além dela, existem dois outros tipos de cuidados que podem ajudar: polimento e enceramento. Os três têm a mesma função, de manter o carro limpo, com brilho e remover os riscos, mas existem algumas diferenças entre eles. Entre todas essas diferenças, a cristalização se destaca por ser mais eficiente.


Mas, antes de conhecer a cristalização, é preciso saber a diferença entre o enceramento e o polimento:


Enceramento: O enceramento automotivo é o mais simples de todos estes métodos. Com uma cera líquida ou pastosa, o enceramento do carro é feito à mão. Ele pode ser feito em qualquer veículo, mas é mais aconselhado em carros novos ou repintados.Por ser uma forma de tratamento mais leve da pintura, este tipo de cuidado tem menor potencial para tirar riscos e manchas do carro. Por isso que ele é aconselhado para carros em melhor situação. Apesar disso, pode ser usado por qualquer um. É a maneira mais fácil e barata de preservar a pintura automotiva.


Polimento: Um pouco mais forte que o enceramento, o polimento usa um produto mais abrasivo para manter a beleza e o valor de seu carro. Ele é bem recomendável para carros seminovos, repintados ou que tiveram alguma peça trocada.O polimento tira uma pequena camada do verniz do carro removendo as manchas e riscos superficiais. Ele é feito com o auxílio de uma politriz, que gira em torno de 2 mil RPMs.


Em comparação ao enceramento, o polimento é um processo bem superior. É uma das melhores escolhas para manchas de sol e peças repintadas porque traz o brilho de volta ao carro, mas, cuidado, não tente fazer o polimento em casa!


Apesar disso, a cristalização é mais aconselhada pra quem realmente se preocupa com o carro por suas vantagens.


As vantagens da cristalização automotiva


Diferente do enceramento e polimento do carro que são técnicas para diminuir pequenos danos causados à pintura, a cristalização é uma técnica para manter a tinta e o verniz do automotivo intactos alinhada à remoção de danos.


Essa técnica também é muito aconselhada para os carros com anos de uso e também para os novos. A aplicação começa com polimento para remover as manchas e riscos que já estão na pintura do carro. Após este processo, é utilizado um desengordurante e depois uma resina que forma uma poderosa camada de proteção.


Por que escolher pela cristalização?


É difícil explicar qual dos três métodos para manter a pintura do carro é melhor. O enceramento é mais indicado para carros novos, enquanto o polimento para veículos com pequenos danos na pintura para carros mais antigos.


Porém, a cristalização pode ser feita em todos os carros, já que ela devolve o brilho com o polimento e cria uma camada protetora que faz a pintura durar por mais tempo. O polimento alinhado à camada protetora transformam a cristalização em um escudo para pequenos danos em seu carro.